O comércio evolui de acordo com o tempo, sendo a primeira geração de compras feitas em contacto físico com a loja agora, encontramo-nos numa época do comércio eletrónico e presenciamos o aparecimento de uma nova geração, q-commerce. O q-commerce ou comércio eletrónico rápido (quick commerce) tem como característica a sua velocidade nas entregas, um dos exemplos sendo a Uber Eats e Glovo.
O comércio eletrónico tem tido uma velocidade alta no seu desenvolvimento e crescimento devido à mudança nos hábitos dos consumidores, os clientes procuram alternativas rápidas e que mantenham a mesma qualidade de serviço, as suas exigências tendem em ser cada vez maiores. Aqui é onde entra o q-commerce.
Benefícios de Q-Commerce.
Q-commerce é uma evolução dentro do e-commerce, sendo a velocidade a sua característica de distinção, contudo não é apenas isso que este tipo de comércio apresenta aos consumidores:
- Tempo de Entrega
Comparativamente com os pontos de venda de retalho, as empresas de q-commerce conseguem entregar produtos aos consumidores numa fração do tempo. - Disponibilidade de Stock
Não é apenas por ser uma solução mais rápida de entrega, mas também por ter itens que se encontram disponíveis devido à monetarização e ajuste do inventário em tempo real. - 24 Horas
Armazéns locais normalmente encontram-se em funcionamento 24 horas por dia e não se encontram abertos para o público. - Facilidade
Proporciona uma gestão de tempo mais facilitada, não causa com que o consumidor tenha de travar as suas atividades a meio.
As compras realizadas através do q-commerce tendem em ser normalmente de pequenas quantidades, contudo, o mais importante e o que apela aos consumidores é a instantaneidade dos envios. A compra no final é quando e onde o cliente pretender.

O q-commerce é um termo relativamente novo e, até ao momento, é uma oportunidade que permaneceu inexplorada no comércio eletrónico. À medida que os hábitos dos clientes vão modificando, eles acabam por ser mais exigentes por opções mais convenientes fazendo com que este tipo de comércio cresça rapidamente.
Fontes: https://thestrategystory.com/2020/10/17/q-commerce-the-new-age-of-e-commerce/
https://ecommercenews.pt/q-commerce-a-nova-geracao-do-comercio-electronico/
https://edume.com/blog/what-is-q-commerce
https://www.deliveryhero.com/blog/quick-commerce/